
Outros poderes
Emagrecer é apenas uma das vantagens do chá verde. Estudos feitos em importantes centros de pesquisa dos Estados Unidos e da Europa mostraram que também faz bem para a pele. Extraído da planta Camellia sinensis, tem altas concentrações de antioxidantes, considerados até mais potentes que os carotenos e as vitaminas C e E, substâncias que atuam contra as rugas precoces. Outra pesquisa, desta vez realizada na Universidade de Tohoku, no Japão, e publicada recentemente no The Journal of the American Medical Association (Jama), mostrou que a erva é eficaz na prevenção de doenças do coração. Seus compostos reforçam as artérias, diminuem as taxas de colesterol ruim e bloqueiam o acúmulo de gordura na parede dos vasos sanguíneos. O consumo habitual também previne inflamações na gengiva e até tumores malignos de boca e mama. Substâncias como as catequinas e os bioflavonóides são capazes de impedir alterações no DNA das células, o primeiro passo para o desenvolvimento de um câncer. Um teste de laboratório apontou mais um efeito positivo do chá verde: melhora a memória. Mas os estudos para comprovar mais esse efeito estão só no começo.
O jeito certo de fazer
É muito fácil preparar o chá verde, mas há alguns segredinhos importantes para você preservar os princípios ativos da erva. Vamos lá: Coloque a água para ferver e assim que surgirem as primeiras bolhas de ar (antes de começar para valer o processo de ebulição), apague o fogo. Acrescente a erva (o ideal são 2 colheres de sopa para 1 litro de água, mas comece com apenas 1 colher, pelo menos até você se acostumar com o sabor do chá) e abafe por 2 ou 3 minutos. Depois é só coar e tomar.
Gostinho... Bom!
Dá, sim, para deixar o chá verde mais gostoso. Você pode combiná-lo com cidreira, hortelã, erva-doce, casca de frutas (abacaxi ou manga) ou maçã seca para suavizar o sabor amargo, sem interferir nos efeitos terapêuticos da Camellia sinensis. Faça assim: ferva 1 litro de água com 1 pedaço médio de casca de abacaxi ou 1 punhado de folhas de cidreira, por exemplo. Desligue o fogo e acrescente o chá verde. Abafe por 2 ou 3 minutos e coe.
Um comentário:
Bom dia...
adoorei este blog, mas ao ler a matéria sobre chá verde fiquei preocupada onde diz que a combinação de chá-verde mais dieta, fará emagrecer 5 quilos em 15 dias.
A dieta que estimula a ingestão da bebida no intervalo das refeições não oferece riscos à saúde se todos os pratos do dia forem balanceados, sem nenhuma privação de nutriente.
O fato é que, além da ingestão de líquido pregada pela dieta do chá, muita gente recorre também a um menu com poucas calorias. O resultado da combinação é a perda de peso devido à eliminação de líquidos. Além disso, por causa da excessiva restrição de calorias, pode haver perda de músculos. Mas, para emagrecer sem riscos, a perda necessária é a de gordura corporal.
Uma dieta restritiva leva o organismo armazenar, oorrendo o efeito sanfona, emagrecerá e ao perceber a restrição alimentar armazenará e voltará a engordar, e geralmente as pessoas engordam o que eliminaram e mais um pouco...então antes de sair por ai tomando chá converse com um NUTRICIONISTA para ter uma avaliação e reeducação alimentar personalizada e obterá o sucesso....só lembrando que para haver perda saudável de peso corporal, a eliminação não pode passar de 2 kilos no mês, no primeiro mês pode ate´haver uma perda um pouco maior, é que esta havendo uma eliminação de líquidos após esta estapa (no primeiro mês) a perda de peso corporal será em torno de 2 kilos /mês
abraços nutrifeliz
visite meu blog
colocarei o link deste, se possível e quiser por favor link o meu também
www.nutrifeliz.zip.net
Postar um comentário