Manual da Pele Limpa

Para que você tenha uma pele bela, luminosa e saudável, é importante descobrir qual é o seu tipo de pele, assim você saberá qual é a melhor maneira de mantê-la bonita, podendo lançar mão dos seus aliados naturais.
A pele (oleosa, mista ou seca) necessita de cuidados específicos, que mudam de acordo com a estação do ano. Seja qual for o seu tipo de pele, existe sempre uma maneira de tratá-la. Para ter uma pele linda e saudável é preciso cumprir corretamente o primeiro passo: a limpeza.

Conheça a sua pele Classificada de acordo com o nível de umidade e oleosidade na superfície, a pele pode ser diferenciada por três tipos:

Pele oleosa (lipídica)
De textura grossa, geralmente brilhante e untosa, a pele oleosa apresenta poros dilatados, pontos pretos (cravos) e poucas linhas de expressão.
Como limpar: deve ser higienizada para retirar a produção do sebo que foi produzido durante a noite pelas glândulas sebáceas. Opte pelo uso de sabonetes líquidos ou gel espumante, que são bons para esse tipo de pele.

Pele seca (alípica)
Tem uma textura fina, muitas vezes opaca e escamada. Seus poros são difíceis de ver, pois se apresentam demasiadamente fechados. As rugas aparecem precocemente devido à falta de elasticidade, maciez e ausência de oleosidade.
Como limpar: é preciso dar muita atenção à limpeza desse tipo de pele. Recomenda-se uma higienização suave, que a proteja da desidratação. Os cremes de limpeza estão muito bem adaptados à pele seca, deixando-a com frescor, pois, como são ricos em hidratantes ativos, formam uma leve película protetora. É indicado o uso de um tônico para completar essa etapa. Quem tem a pele muito seca deve evitar a limpeza matinal, podendo ser substituída por higienização com água termal.

Pele mista
Sua característica mais relevante é a oleosidade na região conhecida como “zona T”: testa, nariz e queixo. É seca nas demais áreas: maçãs do rosto e ao redor dos olhos.
Como limpar: deve ser limpa com delicadeza, lembrando que apesar de a “zona T” ser extremamente oleosa, as outras áreas requerem proteção e reposição da umidade perdida. Prefira produtos de limpeza como gel espumante, que deixa a pele perfeitamente limpa e é muito bom para esse tipo de pele.

Rituais da bonita e saudável
Higienizar a pele é o começo de tudo. De nada adianta utilizar cosméticos potentes, tratamentos de última geração sem que a cútis esteja devidamente limpa. Esse momento do dia é fundamental, e você realiza em pouco tempo uma higienização adequada. Lembre-se uma pele limpa evita o aparecimento de acne e pontinhos pretos e ainda faz com que os princípios ativos dos produtos utilizados atuem de forma mais eficaz.

Esfoliação
É uma maneira natural que a epiderme encontra para eliminar as células mortas, mas muitas vezes é necessário ajudar um pouco a natureza. O ciclo de renovação da pele acontece entre 20 a 27 dias quando se é jovem e diminui com a idade. Com as agressões como sol, poluição etc., as células multiplicam-se como forma de defesa, tornando a pele grossa. Existem várias maneiras de realizar uma esfoliação: com receitas caseiras; com produtos fabricados; em clínicas especializadas.

Dicas
Existem esfoliantes com grânulos e ácidos de fruta ou sem grânulos; Para a pele do rosto é importante que os grânulos sejam menores; A regularidade da esfoliação depende do tipo de pele; As peles secas devem ser esfoliadas duas vezes ao mês; As oleosas e mistas, uma vez por semana, principalmente na região da testa, queixo e nariz, onde a oleosidade é maior; Nunca esfolie a região dos olhos; É importante fazer regularmente um tratamento esfoliante; Os esfoliantes devem ser espalhados no rosto suavemente e com movimentos circulares, massageando todo o rosto. Os seus grânulos devem deslizar pela pele, retirando as impurezas dos poros e eliminando as células mortas.

Nunca durma maquiada!
Quando for fazer a limpeza à noite, e estiver maquiada, o ideal é que use um demaquilante em forma de leite. Eles retiram a maquiagem, hidratam e suavizam a pele. Após o uso do leite de limpeza, umedeça o algodão com um tônico para completar o processo, retirando qualquer resíduo.

Nenhum comentário: