Brasil é o Líder no Ranking de Países que Mais Consomem Remédios de Emagrecer

O uso de inibidores de apetite (anfetaminas) aumentou nos últimos anos consideravelmente no Brasil, Coréia do Sul, Austrália e Cingapura.
Enquanto isso, na Europa, países como Dinamarca, Itália, Irlanda, França e Portugal reduziram seu consumo.As informações foram fornecidas pela Junta Fiscalizadora de Entorpecentes.
Pela lei brasileira, remédios para emagrecer à base de anfetamina somente podem ser vendidos mediante receita médica, mas especialistas advertem sobre a venda indiscriminada em farmácias e também para a fabricação dessas substâncias ilegalmente em laboratórios clandestinos. O uso contínuo de anfetaminas pode levar à dependência.
O relatório da ONU indica que o consumo per capita dos remédios para emagrecer, ou anoréxicos, no Brasil chegou a 9,1 doses diárias por mil habitantes no período entre 2002 e 2004 – um aumento de mais de 20% em relação ao período de 1992 a 1994.
Outros países com elevado grau de consumo desses medicamentos são os Estados Unidos (7,7 doses diárias por mil habitantes), Argentina (6,7 doses diárias por mil habitantes) e Coréia do Sul e Cingapura (ambos com 6,4 doses diárias por mil habitantes).