Saladas Também Podem Engordar

A famosa saladinha, aliada das mulheres em dietas para emagrecer, pode acabar sendo a vilã da história se mal preparada: pode até engordar. Tudo na dose errada faz mal. É a dica que a nutróloga Tamara Mazaracki dá para quem quer perder os quilos a mais.
"Dependendo do que for usado na salada, ela pode engordar até mais que um outro prato de comida. Por falta de informação, algumas pessoas abusam e colocam de tudo: bacon, massas, maionese, molhos prontos. Isso tudo é uma bomba calórica", afirma a médica.
A estudante Rafaela de Castro, 24 anos, não pratica exercícios físicos e regula o peso comendo saladas, mas não sabia que estava se alimentando mal. "Sempre comi salada achando que ia emagrecer, mas uso molhos prontos e incremento o prato com queijo, bacon e batata. Agora o jeito vai ser mesmo mudar o cardápio."
Já o jornalista Roberto Lima, 22, adora salada do tipo Caesar e não sabia que ela engordava, mas não se importou com a surpresa. "Sempre que vou comer fora com meus amigos peço a Caesar porque adoro, mas não sabia que isso ia me fazer engordar. Isso só não me preocupa muito porque sou magro e não teria problemas em ganhar peso."
A nutricionista Ana Paula Platenik afirma que certas frutas incluídas nas saladas também devem ser ingeridas com precaução. "O abacate, por exemplo, é rico em gordura. Mesmo nutritivo, é preciso ter cuidado na hora de dosar a quantidade."
Tamara explica que se a salada for o prato principal, deve conter diversos grupos de alimentos para haver equilíbrio: "são importantes verduras, legumes, proteínas e algum tipo de gordura, preferencialmente o azeite de oliva extravirgem. Temperar com vinagre, sal e limão também não faz mal". E acrescenta: "Quanto mais colorida for a salada, mais nutrientes tem."

FONTE:
TERRA

Nenhum comentário: