Livre-se da Enxaqueca!

O QUE É
A enxaqueca é um distúrbio de origem física, mas com implicações emocionais e por isso seu entendimento passa pela neurologia e psiquiatria. Apesar de seus efeitos devastadores - ela está entre as 20 doenças que mais roubam anos saudáveis de suas vítimas, segunda a Organização Mundial de Saúde -- não é considerada doença grave mas uma afecção recorrente essencialmente benigna. E, o melhor de tudo, que pode ter cura.

O QUE CAUSA
São quase inumeráveis os fatores desencadeantes da crise de enxaqueca. A cefaléia pode ocorrer em conseqüência de uma irritação em alguma víscera remota ou ser resultado de uma simples mudança de clima. Ela pode aparecer depois da ingestão de uma barra de chocolate ou como conseqüência de uma noite mal dormida. Oscilações na produção dos hormônios, odores fortes, excesso de luminosidade, determinados alimentos e bebidas e o mau hábito de pular refeições são alguns dos fatores que disparam o gatilho da enxaqueca.

OS PRINCIPAIS SINTOMAS
O sintoma mais comum é a dor de cabeça forte, mas nem sempre ele faz parte do quadro de crise. Manifestações como náuseas e vômitos, dor abdominal, diarréia, febre, sonolência, alterações de humor etc. podem sobrepor-se à dor de cabeça em um quadro clínico de enxaqueca. Quem sofre do problema pode ter duas a quatro crises ao longo de um mês, com duração de 4 horas até 3 dias. Quando a dor de cabeça acompanha a crise, ela é em geral violenta, latejante, mas também pode ser branda, perceptível, às vezes, por causa de um solavanco da cabeça ou de um acesso de tosse. A localização da dor de cabeça, quando ocorre, é unilateral, na fronte ou na têmpora.

OS ALIMENTOS MAIS ASSOCIADOS À ENXAQUECA
-Aspartame
-Chocolate
-Embutidos
-Frutas cítricas
-Queijos envelhecidos
-Vinho tinto

Nenhum comentário: